domingo, 16 de maio de 2010

Dama de la Justicia



Recentemente ganhei de presente a “Dama de La Justicia” da foto. Não sei se vocês tiveram essa impressão, mas para mim ela está mais sensual do que nunca! Decote, pernas à mostra, uma Deusa bem moderninha. E olha que ela é uma senhora mãe de três filhas!

Segundo a mitologia grega, ela é Têmis, e foi uma das esposas de Zeus e tinha três filhas: Eunômia - a Disciplina, Diké – a Justiça, e Eiriné – a Paz. Inicialmente Têmis não tinha os olhos vendados, passou a ser representada assim pelos alemães no século XVI para representar a imparcialidade. Alguns autores afirmam que Diké que seria a Deusa da Justiça, e não Têmis.

Conforme disse Rudolf Von Ihering a “justiça segura, numa das mãos, a balança, com a qual pesa o direito, e na outra a espada, com o qual defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a fraqueza do direito.”

A imagem que tinha guardada na minha cabeça da Deusa da Justiça era de uma mulher vestindo uma túnica, com expressão séria, sem traços de feminilidade, exigindo a aplicação do Direito, com a balança, e a garantia da paz com a força da espada. E qual a impressão que passa essa imagem de cima? Talvez a mesma, mas com um toque de sensualidade a mais. Tomara que seja apenas sensualidade mesmo e que a nossa Dama de La Justicia não tenha caído na promiscuidade.

O vídeo do youtube abaixo também mostra a transformação da Deusa da Justiça. Deixo a pergunta final: qual Deusa da Justiça queremos para representar a nossa Justiça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário