sábado, 29 de maio de 2010

Eu tenho um sonho...

Martin Luther king Jr foi um pacifista norte americano líder do movimento negro para a conquista dos direitos civis daquele país nascido em 15 de janeiro de 1929.
Sua participação no movimento político do negro americano começou com o boicote aos ônibus de Montgomery, que durou 381 dias. Este movimento se iniciou em virtude de uma negra ter negado ceder seu lugar em um ônibus a uma mulher branca, sendo presa em seguida. Com este movimento, a suprema corte norte americana reconheceu a ilegalidade da segregação racial dentro dos transportes públicos.
Após essa vitória, King participou da fundação da Conferencia da Liderança Cristã do Sul, com o objetivo de organizar o ativismo político para a conquista dos direitos civis do negro. Fundamentando este movimento nos ideais da não-violência e desobediência civil de Mahatma Ghandi, King liderou diversas manifestações contra a segregação racial nos Estados Unidos, pelo direito ao voto dos negros e o fim da discriminação no trabalho, além de outros direitos civis básicos.
Em 1963 durante a “Marcha pelo emprego e pela liberdade”, King proferiu seu mais famoso discurso: “I have a dream”. Neste discurso, King sustentou que seu sonho de igualdade e justiça social só poderia ser alcançado com o fim da segregação racial. (vídeo).
Diversas manifestações lideradas por King foram violentamente atacadas pelos líderes racistas. Aliando isso a uma forte cobertura da mídia, a opinião pública tornou-se favorável aos direitos pleiteados por este movimento. O resultado foi a vitória de King com a promulgação da Lei dos Direitos Civis, em 1964, e a Lei dos Direitos Eleitorais, em 1965.
Em 1964, King se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz em virtude do movimento pelo fim da segregação racial e por ele ter se dado de forma não violenta.
Em 1968, King liderou o movimento contra a pobreza do negro, em prol da justiça sócio-econômica, objetivando conseguir ajuda para as comunidades pobres dos Estados Unidos.
Neste mesmo ano, em 4 de Abril, King foi assassinado. Em homenagem a este líder, em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos, que cai sempre na terceira segunda feira de janeiro em virtude da proximidade com seu aniversário, 15 do mesmo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário