domingo, 2 de maio de 2010

Notícias de Uma Guerra Particular - comentário

O vídeo é um trecho do documentário "Notícias de uma guerra particular" lançado em 1999.
O trecho publicado trata acerca da inserção dos adolescentes no tráfico. São analisados os incentivos explícitos colocados aos jovens no momento da decisão pela entrada na lógica do tráfico de drogas.
A forma encontrada pelo documentário com vistas a repassar as informações é um encadeamento de depoimentos das mais diversas figuras envolvidas, direta ou indiretamente, no tráfico de drogas. Neste sentido, são entrevistados moradores das favelas, traficantes de drogas, menores internos ao centro de acautelamento devido ao envolvimento com o tráfico e, até mesmo, o Chefe de Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro.
O interessante é notar que, cada uma dessas personagens, com diferentes níveis culturais, com diversas histórias pregressas, tratam o assunto da mesma forma, e, de forma surpreendente, expressam a mesma opinião.
Todos os entrevistados mostram, claramente, que o tráfico de drogas proporciona ao menor uma inserção social que um trabalho regular não o proporcionaria. O menor envolvido no tráfico de drogas tem acesso a roupas caras, a mulheres bonitas e, como deixou bem claro um traficante entrevistado: com o tráfico não há fome...
Cabe, então, a reflexão acerca das oportunidades apresentadas pela nossa sociedade ao menor de baixa renda. E agora? A culpa é de quem? Da realidade atual que guarda poucas oportunidades aos menores de baixa renda ou dos menores que deliberadamente optam pela entrada no tráfico de drogas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário